Receita de Bolinho de bacalhau tradicional

 

Os bolinho de bacalhau, que em Portugal mais conhecidos como pastéis de bacalhau, são um petisco muito saboroso ao qual poucos resistem! É tradicionalmente servido como entrada na ceia de Natal, porém também é popular em festas de aniversário, casamentos e outro. Aprenda com o Fripan a preparar o bolinho de bacalhau tradicional!

2 convidados  – 4h Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Frito, Receitas de Portugal

Ingredientes:

150 Gramas de Bacalhau em lascas
1 Unidade de Batata grande
1 Dente de alho picado
1 Unidade de Ovo
½ Unidade de Cebola picada
150 Mililitros de água
120 Gramas de farinha de trigo
salsinha picada
sal
óleo para fritar

Também lhe pode interessar: Receita de Bolinho de bacalhau à bordigon
Passos a seguir para fazer esta receita:

1 – Para preparar o bolinho de bacalhau tradicional, a primeira coisa a fazer é descascar a batata, cortá-la em cubos e cozinhar numa panela com água e um pouco de sal, em fogo médio. Quando estiver quase desfazendo, adicione o bacalhau e cozinhe por mais 10-15 minutos.

 

Fonte: asreceitasdeportugal.com

 

2 Retire as batatas e o bacalhau e reserve o caldo. Desfie o bacalhau o mais fino possível e rejeite as espinhas, caso haja. Amasse as batatas para obter purê e misture nelas o peixe.

 

 

3 – O passo seguinte do bolinho de bacalhau tradicional é colocar o bacalhau e a batata numa tigela e acrescentar os restantes ingredientes (a água usada deve ser a do caldo do cozimento). Misture tudo muito bem e retifique o sabor com sal.

 

Fonte: panelalume.blogspot.pt

 

4 – Reserve a massa na geladeira por 1-2 horas, de forma a que se torne mais consistente. Após esse tempo, e usando duas colheres, modele os bolinhos de bacalhau e coloque fritando em óleo quente. Retire os bolinhos quando estiverem dourados, e coloque escorrendo em papel toalha.

 

 

5 – Após o passo anterior, o bolinho de bacalhau tradicional está pronto a ser servido! Acompanhe com, por exemplo, molho tártaro, ou sirva como prato principal com arroz. Bom apetite!

 

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *